06/10/2009

TÉCNICOS DISCUTEM IMPLEMENTAÇÃO DE PLANO VERÃO PARA AREIA VERMELHA

Em reunião realizada na sala da Diretora Técnica da SUDEMA, ténicos da Prefeitura Municipal de Cabedelo, CEA e CEDA/SUDEMA, Capitania dos Portos e Cia PM Forestal, discutiram açoes conjuntas para amenizar os efeitos degradares da visitação turistica no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha.
As ações vistas por todos foi em torno das necessidades de criar um regulamento de uso interno da área, publicizar as ações e as necessidades de conduta dos visitantes, bem como, junto as escolas, guias e taxistas, realizar uma série de palestras e capacitações, para que os mesmos possam servir como agentes multiplicadores da necessidade de preservação do lugar.
Criar uma consciencia ambientalmente sadia para os visitantes de Areia Vermelha é mais que uma necessidade, é uma busca por fazer com que todos entendam o real objetivo do lugar. Este passa pela educação ambiental em ambientes recifais, pesquisa, lazer e contemplação da natureza, com seus sons, colorido dos animais marinhos e vegetação e a morna e transparente agua do oceano atlantico. Longe, neste caso, das bebedeiras, "farofadas" e barulheira de motores e sons mecanicos produzidos pelos atuais frequentadores da ilha.
Neste caso, criar uma conduta voluntaria de visitação "de mínimo impacto" é uma ação que passa por todos aqueles responsaveis pela fiscalização dos recursos naturais enquanto direito difuso (direito de todos). e principalmente pelo órgão gestor da Unidade de Conservação que está elaborando um plano de uso interno do Parque para apresentar ao COnselho Gestor e, após, discutir com a comunidade para, assim, ser publicado e utilizado por todos.