13/10/2009

AÇOES CONJUNTAS PARA O PROJETO PRAIA LIMPA E GESTÃO DE AREIA VERMELHA NO VERÃO FORAM DISCUTIDAS

Em reunião realizada na sala da Diretora Técnica da SUDEMA, técnicos da Prefeitura Municipal de Cabedelo, Cordenação de Estudos Ambientais e Cordenação de Educação Ambiental da SUDEMA, bem como, Capitania dos Portos e Cia PM Forestal, discutiram açoes conjuntas para amenizar os efeitos degradares da visitação turistica no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. As ações, vistas por todos, ficou em torno da necessidade de criar um regulamento interno para uso da área. Neste caso, após idealizado por este pequeno grupo, o mesmo deverá ser discutido e aprovado pelo conselho gestor, para então, ganhar publicização. Este documento das ações e das necessidades de conduta dos visitantes, deverá ser divulgado principalmente junto as escolas, guias e taxistas, complementando uma série de palestras e capacitações, para que os mesmos possam servir como agentes multiplicadores da necessidade de preservação do lugar. Criar uma consciencia ambientalmente sadia para os visitantes de Areia Vermelha é mais que uma necessidade no momento, é uma busca por fazer com que todos entendam o real objetivo do lugar.
Este ciclo de atividades deve passar por educação ambiental em ambientes recifais, pesquisa, lazer e contemplação da natureza, visando a busca por um uso do lugar a partir dos sons, colorido dos animais marinhos e vegetação e a morna e transparente agua do oceano atlantico. Longe, neste caso, das bebedeiras, "farofadas" e barulheira de motores e sons mecanicos produzidos pelos atuais frequentadores da ilha.
Neste caso, criar uma conduta voluntaria de visitação "de mínimo impacto" é uma ação que passa por todos aqueles responsaveis pela fiscalização dos recursos naturais enquanto direito difuso (direito de todos). Principalmente pelo órgão gestor da Unidade de Conservação que está elaborando um plano de uso interno do Parque Estadual Marinho, para apresentar ao Conselho Gestor e a comunidade, antes de sua efetiva aprovação e pratica.