30/10/2009

PARQUE ESTADUAL PEDRA DA BOCA RECEBE CARAVANA ECOLÓGICA

o Governador do Estado da Paraíba, no uso de suas atribuiçoes legais, sancionou Lei intitulada "VAMOS CUIDAR DO QUE É NOSSO", prevendo uma atenção especial de todos os setores públicos, principalmente das Escolas, para que conheçam, valorizem e passem a utilizar as Unidades de Conservação e áreas naturais protegidas de todo o Estado, de forma responsável.
Na Paraiba, são 16 Unidades de Conservação e uma quantidade considerável de áreas protegidas (APPs), muitas utilizadas turisticamente, outras para pesquisa e outras para moradia com sustentabilidade a apartir da inclusão da natureza como parte do grande condomínio (APAs).
Neste cenário de beleza, natureza preservada (ou com necessidade extremada de preservação) e área para lazer ao natural, as Unidades de Conservação acabam prestando uma infinidade de serviços ambientais a sociedade. Regulando os efeitos do clima, resguardando água potável em nascentes, cachoeiras, cursos d´água, mantendo vivo um patrimônio genético com capacidade para uso na farmacologia, bem como campo de estudo para Universitarios e pesquisadores institucionalizados. Realizando o sequestro de carbono e alimentando o ar puro, principalmente nos grandes centros, as Unidades de Conservação oferecem para os alunos das mais variadas etapas de escolaridade, um campo aberto de assuntos referentes a biologia, ciencias, geografia, historia, letras, matematica, e outros ligados ao mundo natural e histórico-cultural por suas razoes de abrigo primitivo para índios e animais pre-históricos.
Por esta razão, e como interessada em fazer valer uma Lei tão importante, e que não pode ficar só no papel, a Coordenadoria de Educação Ambiental em Conjunto com a Coordenadoria de Estudos Ambientais desta superintendencia, resolveram abraçar a causa e criar a CARAVANA ECOLOGICA. Com total apoio da Diretoria Técnica e da Superintendencia do órgão ambiental SUDEMA, as Unidades de Conservação servirão de palco para envolvimento da população escolar paraibana, principalmente aqueles no entorno das UCs, onde serão motivadas a valorização, utilização sadia, campo de estudos e identidade local.
Neste caso, o Parque Estadual Pedra da Boca, um importante sítio geológico, arqueologico, florestal (vegetação de topo de morro), animal (ainda resitem espécie raras da caatinga), e turistico (recebe um número grande de visitantes estrangeiros), dá inicio a caravana Ecológica e abre uma serie de outras Cavaravanas que serão realizadas ao longo dos meses e do Estado.
Para esta carvana já foram realizadas REUNIÕES no Municipio de Araruna com Vereadores, Prefeitura, Professores, e agentes formadores de opinião local, bem como, com a Escola Maria Geni no Bairro de Tambia em João Pessoa. Esta escola, sairá da Capital, para visitar o Parque Estadual em Araruna, encontrando-se com escolas local na área em questão.
Integrar, valorizar, participar e principalmente, conhecer nossas riquezas e patrimônio ambiental será a grande questão desta caravana.