30/10/2009

ENCONTRO DE GESTORES DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO VAI ACONTECER NO DIA 10 DE NOVEMBRO


As Unidades de Conservação do Estado da Paraiba estarão discutindo, se capacitando e trocando experiencias neste proximo dia 10 de novembro, no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, localizado na Av. Pedro II, durante todo o dia.

O Evento, sob a orientação da Associação Mata Atlantica do Nordeste/AMANE, será o "ponta pé" incial para criação da Rede de Gestores no Estado. Reunindo todos aqueles que se interessam pela temática, e participam das ações de pesquisa, atividades de lazer, comercio e serviços nestas áreas protegidas.

A Lei que regulamenta estas áreas (9.985/2000 - Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza/SNUC) declara, e conclama, a necessidade de envolvimento das comunidades do entorno, pesquisadores, usuarios direto e indiretos, bem como instituiçoes publicas cujo foco de atuação diz respeito ao trabalho nestas UCs, como os órgãos fiscalizadores dos recursos naturais, por exemplo.

Este evento vem reunir todos estes atores e pessoas interessadas em conhecer a tematica, com intuito de informar, capacitar e tornar conhecidos todos estes envolvidos, criando uma grande rede de comunicação e busca comum pela preservação destas Unidades de Conservação enquanto bem de valor inestimável para toda a sociedade.

Neste sentido, Gestores oficiais (indicados pelos órgãos publicos para gerenciarem estas UCs) esperam a participação dos Gestores voluntario (todos aqueles que buscam participar e colaborar com a gestao destas áreas), esperam