28/09/2009

REUNIÃO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO EMERGENCIAL DO PARQUE ESTADUAL DO XEM-XEM SEM MUITOS AVANÇOS

Contando com praticamente o mesmo público das reuniões anterios, a reunião para fechamento do Plano de Ação Emeregencial do Parque Estadual Mata do Xem-Xem, em Bayeux-PB aconteceu com a apresentação de projetos efetivos para serem postos em pratica de imediato no local.
Os participantes, SPM-NE, Caritas, Fundação Dom Helder, Juristas Populares de Bayeux, Fundação Margarida Alves, Vereador e outros pesquisadores, estiveram presentes e propondo açoes de envolvimento da comunidade, envolvimento de pesquisadores e utilização da área como meio de lazer e aprendizado sadio para as comunidades que se encontram no entorno.
Na ocasião foram propostas SEMINARIO, FORMAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS COMUNITÁRIOS, DIVULGAÇÃO DAS AÇEOS NO ESPAÇO ECOLOGICO DA RADIO, CAMPANHA NAS ESCOLAS, ARTICULAÇÃO COM OS PODERES PÚBLICOS JUDICIAIS, LEVANTAMENTO FLORÍSTICO, PRODUÇÃO DE MUDAS, VIVEIRO ESCOLA, FEIRA e FORMAÇÃO DO CONSELHO GESTOR.
A reunião não foi mais proveitosa, pela ausencia de parceiros importantes como a PB-Gás (com duto passando no local), INFRAERO (com pisto na zona de amortecimento da UC), Prouradoria Pública, Policia Florestal e Prefeitura Municipal. Todos atores importantes para a efetivação das açoes pelo suporte lógistico e financeiro necessario na execução.
Uma nova reunião ficou agendada com a promotoria pública, para que a mesma possa solucionar a problemática de junção de todos.
O interesse na construção coletiva e no resultado positivo das ações já planejada, move os atores até entáo presentes, para uma continuidade e persistencia naquilo que fora vislumbrado como solução para o local.
Assim, espera-se que dentre em breve possamos ter não só o plano de ação emergencial concluido, mas suas açoes em andamento.