02/09/2009

RENOVANDO AS ESPERANÇAS DOS GESTORES DE UC`S DO ESTADO


Foi em ritmo de "terapia de grupo" que a AMANE (associação para proteção da mata atlantica do nordeste), sediada no Recife-PE realizou uma reunião com todos os gestores de Unidade de Conservação da Paraiba.
A AMANE tem buscado reunir os gestores das UC´s e todos aqueles que buscam contribuir com sua manutenção, visando sua capacitação e continua comunicação. Esta última, sendo necessaria para uma permanente ligação entre os gestores de cada Estado, uma vez que não existem forum, ou reuniões deste tipo, e da Região nordeste como um todo, onde o modelo, ou a falta dele, se repete.
Na reunião, alem de ouvirem a socialização dos problemas e das necessidades de cada gestor em suas respectivas Unidades, puderam coletar informaçoes sobre os temas a serem discutidos em um provável encontro que marcado para o mês de novembro próximo.
Reunindo gestores de UCs e areas públicas protegidas (Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Jardim BOtânico) das esferas federal, estadual e municipal, o encontro serviu para renovar as esperanças dos gestores, quando se aponta no final, a necessidade e a possível efetivação de uma união entre os mesmos para, somados, buscarem soluções conjuntas e satisfatorias em torno do ideal da conservação/preservação de uma natureza que necessita desta união.
Neste sentido, aqueles que trabalhando como gestores, conselheiros, voluntários, pesquisadores e até meros usuários (possíveis envolvidos no futuro), podem aguardar este grande encontro.

OBS.: A reunião se deu em um lugar improvisado, como improvisado é nossa vida de Gestor de Unidade de Conservação. O importante foi a lição "no final, com boa vontade, algo de bom sempre acontece." Bons Ventos para a AMANE em sua empreitada e jornada nas estradas do Nordeste e para todos os nossos destemidos e desbravadores gestores.