25/09/2009

ACONTECEU O ENCONTRO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Com o tema CONSERVAÇÃO DE ÁREAS NATURAIS NO MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO aconteceu, entre os dias 21 a 24, o VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, dentro das dependencias da Faculdade Positivo, em Curitiba - Estado do Parana.
Contando com palestrantes brasileiros e extrangeiros de renome na atualidade das questões de pesquisa e políticas ambientais. Durante o evento, as dicussões foram direcionadas para as causas e consequencias do AQUECIMENTO GLOBAL, e a importancia das UNIDADES DE CONSERVAÇÃO e ÁREAS PROTEGIDAS na mitigação dos seus efeitos.
Em um contexto geral, os palestrantes se diviram em duas bases de contextualização: Uma técnica acadêmicas, apontando as necessidades de preservação dos ecossistemas vitais para o equilibrio de ambientes e biomas, bem como a preservação da diversidade biológica. Neste caso, as Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, tem um papel de destaque importante neste cenário. Para aqueles cuja linha de pensamento partia do técnico para o político, relacionando as questões de degradação atual da natureza ao não pagamento pelos serviços ambientais prestados nas áreas onde a mesma é, ou está sendo, preservada. A política de preservação, para estes analistas do assunto, deve passar por uma compensação financeira, para aqueles que buscam cumprir cumprir a Lei. Os expositores, foram unanimes em dizer que não se tratava de premiar alguem por estar fazendo sua obrigação, e sim, criar um efeito motivador para quem, com sua ação estaria beneficiando uma grande quantidade de pessoas. Muitas, inclusive não tendo nem um pequeno ramo de campim em sua casa para preservar. Os agricultores e proprietarios rurais, neste caso, estariam abrindo mão de uma pedaço de sua propriedade, que lhe geraria lucro, para preservar em prol, ou em nome, daqueles que moram longe do campo e nada pagam por este serviço ambiental que ele oferece com sua preservação.
Assim sendo, as Unidades de Consevação, a partir deste VI Encontro de Unidades de Conservação, assume um papel de desenvolver estratégias locais, mostrando a população seus serviços prestados, em termos de guardião da beleza cênicas natural capaz de atrair visitaçao, preservação de biomassa, fauna, flora e recursos hidricos, bem como, minimização dos impactos do clima e sequestro de carbono. Necessitando, no caso, de contabilizar estes benefcios, em termos econômicos, para assim bem demonstrar seu valor, em um mundo capitalista, buscando investimentos, públicos e institucionais a partir desta valoração e valorização.