28/09/2009

REUNIÃO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO EMERGENCIAL DO PARQUE ESTADUAL DO XEM-XEM SEM MUITOS AVANÇOS

Contando com praticamente o mesmo público das reuniões anterios, a reunião para fechamento do Plano de Ação Emeregencial do Parque Estadual Mata do Xem-Xem, em Bayeux-PB aconteceu com a apresentação de projetos efetivos para serem postos em pratica de imediato no local.
Os participantes, SPM-NE, Caritas, Fundação Dom Helder, Juristas Populares de Bayeux, Fundação Margarida Alves, Vereador e outros pesquisadores, estiveram presentes e propondo açoes de envolvimento da comunidade, envolvimento de pesquisadores e utilização da área como meio de lazer e aprendizado sadio para as comunidades que se encontram no entorno.
Na ocasião foram propostas SEMINARIO, FORMAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS COMUNITÁRIOS, DIVULGAÇÃO DAS AÇEOS NO ESPAÇO ECOLOGICO DA RADIO, CAMPANHA NAS ESCOLAS, ARTICULAÇÃO COM OS PODERES PÚBLICOS JUDICIAIS, LEVANTAMENTO FLORÍSTICO, PRODUÇÃO DE MUDAS, VIVEIRO ESCOLA, FEIRA e FORMAÇÃO DO CONSELHO GESTOR.
A reunião não foi mais proveitosa, pela ausencia de parceiros importantes como a PB-Gás (com duto passando no local), INFRAERO (com pisto na zona de amortecimento da UC), Prouradoria Pública, Policia Florestal e Prefeitura Municipal. Todos atores importantes para a efetivação das açoes pelo suporte lógistico e financeiro necessario na execução.
Uma nova reunião ficou agendada com a promotoria pública, para que a mesma possa solucionar a problemática de junção de todos.
O interesse na construção coletiva e no resultado positivo das ações já planejada, move os atores até entáo presentes, para uma continuidade e persistencia naquilo que fora vislumbrado como solução para o local.
Assim, espera-se que dentre em breve possamos ter não só o plano de ação emergencial concluido, mas suas açoes em andamento.

25/09/2009

ACONTECEU O ENCONTRO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Com o tema CONSERVAÇÃO DE ÁREAS NATURAIS NO MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO aconteceu, entre os dias 21 a 24, o VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, dentro das dependencias da Faculdade Positivo, em Curitiba - Estado do Parana.
Contando com palestrantes brasileiros e extrangeiros de renome na atualidade das questões de pesquisa e políticas ambientais. Durante o evento, as dicussões foram direcionadas para as causas e consequencias do AQUECIMENTO GLOBAL, e a importancia das UNIDADES DE CONSERVAÇÃO e ÁREAS PROTEGIDAS na mitigação dos seus efeitos.
Em um contexto geral, os palestrantes se diviram em duas bases de contextualização: Uma técnica acadêmicas, apontando as necessidades de preservação dos ecossistemas vitais para o equilibrio de ambientes e biomas, bem como a preservação da diversidade biológica. Neste caso, as Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, tem um papel de destaque importante neste cenário. Para aqueles cuja linha de pensamento partia do técnico para o político, relacionando as questões de degradação atual da natureza ao não pagamento pelos serviços ambientais prestados nas áreas onde a mesma é, ou está sendo, preservada. A política de preservação, para estes analistas do assunto, deve passar por uma compensação financeira, para aqueles que buscam cumprir cumprir a Lei. Os expositores, foram unanimes em dizer que não se tratava de premiar alguem por estar fazendo sua obrigação, e sim, criar um efeito motivador para quem, com sua ação estaria beneficiando uma grande quantidade de pessoas. Muitas, inclusive não tendo nem um pequeno ramo de campim em sua casa para preservar. Os agricultores e proprietarios rurais, neste caso, estariam abrindo mão de uma pedaço de sua propriedade, que lhe geraria lucro, para preservar em prol, ou em nome, daqueles que moram longe do campo e nada pagam por este serviço ambiental que ele oferece com sua preservação.
Assim sendo, as Unidades de Consevação, a partir deste VI Encontro de Unidades de Conservação, assume um papel de desenvolver estratégias locais, mostrando a população seus serviços prestados, em termos de guardião da beleza cênicas natural capaz de atrair visitaçao, preservação de biomassa, fauna, flora e recursos hidricos, bem como, minimização dos impactos do clima e sequestro de carbono. Necessitando, no caso, de contabilizar estes benefcios, em termos econômicos, para assim bem demonstrar seu valor, em um mundo capitalista, buscando investimentos, públicos e institucionais a partir desta valoração e valorização.

21/09/2009

ENCONTRO NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO INICIA

O VI encontro brasileiro de unidades de conservação, promovida pela fundação o boticario, com apoio de outras entidades, dentre elas o ministerio do meio ambiente, teve inicio neste dia 20 e findará no proximo dia 24. O encontro que reune mais de 2.000 (duas mil) pessoas esta acontecendo na Expo-Unimede em Curitiba. e a paraiba esta marcando presença.breve novas imformaçoes.

19/09/2009

DUAS REUNIÕES ACONTECERAM NO ULTIMO DIA 15 E 16 NA APA DAS ONÇAS

Duas reuniões foram realizadas na APA das Onças, em Sao Joao do Tigre, no último dia 15 e 16 de setembro. Com o objetivo de estabelecer calendario de açoes visando o evento de valorizaçao da cultura e meio ambiente local.
Neste caso, ficou estabelecido em reuniao com articuladores da cultura local, que sera feito um evento no final de novembro reunindo literatura de cordel, cantadores, dançarinos e artesao. Reunindo tambem, as pegas de boi, laço de bode e missa do vaqueiro com aboiadores. COlocando a disposiçao dos participantes, uma trilha do cangaço e uma trilha ecologica por dentro de um dos recantos mais preservados do estado da paraiba.
Em segunda reuniao, foram reunidos o Sebrae, Camara de Vereadores e Sudema afim de discutirem participaçao do municipio em evento intitulado Encontro dos Povos do Kariri. Neste evento, serao destaques, nao so as manisfestaçoes artistico, culturais e economicas local, mais a necessidade de preservacao da base ambiental sustentadora do Povo Karirisense. Este evento sera em novembro na cidade de sao joao do cariri.

08/09/2009

REUNIÃO DO PLANO DE AÇÃO EMERGENCIAL PARQUE ESTADUAL DO XEM-XEM FICOU EM DUAS ETAPAS


O Plano de Ação Emergencial para o Parque Estadual Mata do Xem-Xem, teve inicio nesta tarde do dia 04 de setembro, acordado anteriormente, porem com um número reduzido de participantes. A ausência dos setores representativos da sociedade de maior poder político para realizar ações maiores em prol da UC não compareceram.
Apesar da ausência destes poderes maiores, os presentes realizaram a primeira fase apontando os problemas que vem ocorrendo na Área Protegida e todo o seu potencial para desenvolvimento de atividades ligadas a preservação, geração de emprego e renda, educação ambiental e lazer da comunidade que carece de um ambiente para recreação sadia.
Contando com a presença de representantes da Associação de Juristas Populares de Bayeux, Fundação Caritas, Fundação Dom Helder Câmara, Pastoral Social, Fundação Margarida Alves, e moradores do entorno, foram discutidos temas de relevante interesse social e ambiental. Apontando, logo em seguida, a necessidade de uma nova tentativa para convocar os poderes públicos e civil, ausentes na reunião, porem com grande relevância na execução do projeto em tela.
O Plano de Ação Emergencial se constitui como um documento pactuador de ações compartilhada por todos aqueles que têm interesses diretos e indiretos na preservação das Unidades de Conservação. Construído de forma participativa, ele prescreve atividades e ações de proteção enquanto o Plano de Manejo (documento fundamental para a gestão da UC) não se conclui.
Assim sendo, e demonstrando um grau de interesse e de politização bastante forte, o grupo sentiu-se obrigado a marcar um novo encontro, com a presença de poderes maiores como Curadoria do Meio Ambiente local, Exercito situado no entorno, INFRAERO com pista na zona de amortecimento da UC, PBGas com canalização no interior do PARES, Câmara de Vereadores, Prefeitura, entre outros, convidados para este primeiro momento, porem ausentes nas discussões que se findaram.

02/09/2009

RENOVANDO AS ESPERANÇAS DOS GESTORES DE UC`S DO ESTADO


Foi em ritmo de "terapia de grupo" que a AMANE (associação para proteção da mata atlantica do nordeste), sediada no Recife-PE realizou uma reunião com todos os gestores de Unidade de Conservação da Paraiba.
A AMANE tem buscado reunir os gestores das UC´s e todos aqueles que buscam contribuir com sua manutenção, visando sua capacitação e continua comunicação. Esta última, sendo necessaria para uma permanente ligação entre os gestores de cada Estado, uma vez que não existem forum, ou reuniões deste tipo, e da Região nordeste como um todo, onde o modelo, ou a falta dele, se repete.
Na reunião, alem de ouvirem a socialização dos problemas e das necessidades de cada gestor em suas respectivas Unidades, puderam coletar informaçoes sobre os temas a serem discutidos em um provável encontro que marcado para o mês de novembro próximo.
Reunindo gestores de UCs e areas públicas protegidas (Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Jardim BOtânico) das esferas federal, estadual e municipal, o encontro serviu para renovar as esperanças dos gestores, quando se aponta no final, a necessidade e a possível efetivação de uma união entre os mesmos para, somados, buscarem soluções conjuntas e satisfatorias em torno do ideal da conservação/preservação de uma natureza que necessita desta união.
Neste sentido, aqueles que trabalhando como gestores, conselheiros, voluntários, pesquisadores e até meros usuários (possíveis envolvidos no futuro), podem aguardar este grande encontro.

OBS.: A reunião se deu em um lugar improvisado, como improvisado é nossa vida de Gestor de Unidade de Conservação. O importante foi a lição "no final, com boa vontade, algo de bom sempre acontece." Bons Ventos para a AMANE em sua empreitada e jornada nas estradas do Nordeste e para todos os nossos destemidos e desbravadores gestores.