06/08/2009

LIDERANÇAS DE SAO JOÃO DO TIGRE PARTICIPAM DO PAE - APA DAS ONÇAS


Contando com a participação de diversas lideranças local, entre elas o Vice Prefeito, Secretaria de Ação Social, Radio FM local, Dança, Teatro, Aboio e outros. A Coordenadoria de Estudos Ambientais/SUDEMA, acompanhado do Gerente Executivo de Desenvolvimento do Turismo da Secretaria de Estado do Turismo construiram o Plano de Ação Emergencial Ambiental.
Em sua primeira fase, os participantes discutiram a necessidade de acesso a Cidade, onde se faz por estradas de barro, em meio a muitos buracos, poeira e pedras. Tal fato, não só impede a chegada de pessoas, mais aumenta o preço dos produtos, entre outras questões até de saúde como a locomoção de doentes (incluindo os turistas). A capacitação empreendedora, e de atendimento, é ponto comum entre todos os produtores, criadores e comerciantes para bem atender ao consumidor. Sendo foco, também, a necessidade de criação de um grande evento que possa reunir agropecuaristas, comerciantes, ativistas culturais da tradição local, como os músicos, dançarinos parafolclóricos, escritores populares e outros.
Foram discutidos diversos assuntos nesta ponte de dificuldades para a chagada da visitação, e apontados outras diversas atraçoes que poderiam somar ao grande potencial ambiental do lugar, quando sanadas as principais necessidades de logistica do lugar. Estas atraçoes foram apontadas como sendo: casas e fazendas tipicas para abrigar os visitantes (pós organização), sitios arqueológicos e paleontológicos diversos, rica fauna e flora de caatinga, renda renascença, "pega do boi", "laço de bode", abioadores, missa do vaqueiro, danças e apresentaçoes tipicas nordestinas e outros produtos da culinaria e comercio local.
No proximo dia 12 de agosto de 2009, no Centro de Vivencia de São João do Tigre, todos esperam a oportunidade de apresentarem as necessidades apontadas para o Secretario de Turismo do Estado, Gerente Regional do SEBRAE, Superintendente da SUDEMA, Diretor do Laboratorio de Arqueologia e Paleontologia da UEPB, Prefeito de São João do Tigre e outros convidados. Neste caso, todos poderam pactuar um acordo na divisão das tarefas para a execução do Plano de Ação Emergencial (2009/2010), melhorando o emprego e renda local e contribuindo para a divulgação e conservação da paisagem cultural, natural e cênica do lugar.