13/08/2009

APA das Onças conclui o seu Plano de Ação Emergencial

ativistas culturais e ambientais e secretarios Lucélio (Pres. Cam Vereadores, Prefeito Eduardo, Sec. Exc.
Turismo Romeu Lemos, Sebrae Monteiro Renata)
Contando com a participação do Prefeito e Presidente da Câmara dos Vereadores e secretarios da Cidade, Secretario de Turismo do Estado, Consultora do Sebrae Monteiro, Presidente de Cooperativa, representantes de S. S. do Umbuzeiro-PB, e outras lideranças, a Area de Proteção Ambiental das Onças, em São João do Tigre-PB, teve seu Plano de Ação Emergencial concluido.
Este documento, nortea açoes participativas e cooperadas entre instituiçoes para a realização de atividades cujo fim único é manter preservado os recursos naturais, e culturais, do Municipio, agregando valor, neste caso, enquanto produto turítico.
Com este foco, espera-se que seja desviado o sustento de boa parte da economia local, cujo foco é o tráfico de animais silvestres, a transformação de arvores da caatinga em carvão e lenha, e a devastação pela queimada e plantio de monocultura. Fato que vem levando a extinção, não só de uma beleza e apelo cênico capaz de perpetuar por longos anos, mas a propria base de sustento destas pessoas(degradores), pela extinção sumária destes bens públicos naturais e históricos culturais, como são nossas onças, macacos, papagaios e sítios arqueológicos e paleontológicos encontras em abundância no lugar.


Atividades culturais apresentadas durante o evento