17/12/2009

CARAVANA ECOLÓGICA INICIA NO PARQUE ESTADUAL PEDRA DA BOCA EM ARARUNA

Com um grupo de 35 alunos das 6ªs (sextas) séries da Escola Estadual Maria Geny, localizada no Bairro de Tambia, João Pessoa, a SUDEMA (CEA e CEDA) deram início ao Projeto Caravana Ecológica nas Unidades de Conservação do Estado.
Os alunos foram instruídos, durante o percurso, sobre as condutas conscientes em Unidades de Conservação, atraves de jogos e brincadeiras. Também foram informados sobre as Cidades e Região por onde passavam, a título de informação complementar. Chegando ao Parque Estudual Pedra da Boca, foram conduzidos a "trilha da Santa" com passagem pelo ínicio da "trilha da avenura" um complexo de cavernas encontradas no interior do parque, e que os alunos tiveram o gosto por experimentar um pouquinho.
No início da trilha, parada para verficar o tipo de vegetação que seria encontrada no local, neste caso, todos se postaram diante do "jardim", tendo contacto visual com "faxeiro", "macambira", "agave", "cactos", "algodão" e outras plantas típicas da caatinga nordestina. Na segunda parada, a observação foi direcionada a parte geologica e geomorfologica do PEPB. Neste caso, foram observados a formação dos vales e "buracos" existentes nas rochas do local. Acompanhados de explicação sobre o solo e a sustentação das muitas plantas encontradas no percurso. Em um local conhecido como "escolinha", os estudantes puderam observar a forma como escaladores e rapeleiros fazem suas manobras para subir e descer uma rocha.
Uma casa feita de taipa (varas amarradas e tapada com barro local) fez a demonstração de uma construção típica da região. Em seguida veio a parada para observação de inscriçoes rupestres e merecido descanso por parte dos iniciantes em caminhadas na natureza. Passado o descando foi feita uma pequena intrudção a espeleogia (arte de andar em cavernas) pelos estudantes que sairam deslumbrados com a "pequena" experiencia.
A Pedra do Letreiro, conhecida popularmente como pedra da santa, foi a última parada. Tendo como foco principal, a imangem da santa "Nossa Senhora de Fátima" (vinda de Portugal) e o Santuário em Construção no local. Também o maior painel de inscrições rupestres já catalogado no Estado, pode ser visto por tras da Santa. Infelizmente as "inscriçoes burrestres" (pichações) acompanham o painel.
A caravana Ecológica, em sua primeira fase, ainda está por terminar, uma vez que os alunos vistantes farão trabalhos escolares e mostraram para os colegas na escola. Devendo os resultados serem repassados para a SUDEMA, bem como, a outra ponta do processo que é a capacitação para professores do Municipio de Araruna, levarem seus alunos.

Proxima Caravana vai ao Monumento Natural Vale dos Dinossauros em Sousa