17/12/2009

ESCOLA ESTADUAL VISITA PARQUE ESTADUAL PEDRA DA BOCA INÍCIANDO A CARAVANA ECOLÓGICA

Com um grupo de 35 alunos das 6ªs (sextas) séries da Escola Estadual Maria Geny, localizada no Bairro de Tambia, João Pessoa, a SUDEMA (CEA e CEDA) deram início ao Projeto Caravana Ecológica nas Unidades de Conservação do Estado.
Os alunos foram instruídos, durante o percurso, sobre as condutas conscientes em Unidades de Conservação, atraves de jogos e brincadeiras. Também foram informados sobre as Cidades e Região por onde passavam, a título de informação complementar. Chegando ao Parque Estudual Pedra da Boca, foram conduzidos a "trilha da Santa" com passagem pelo ínicio da "trilha da avenura" um complexo de cavernas encontradas no interior do parque, e que os alunos tiveram o gosto por experimentar um pouquinho.
No início da trilha, parada para verficar o tipo de vegetação que seria encontrada no local, neste caso, todos se postaram diante do "jardim", tendo contacto visual com "faxeiro", "macambira", "agave", "cactos", "algodão" e outras plantas típicas da caatinga nordestina. Na segunda parada, a observação foi direcionada a parte geologica e geomorfologica do PEPB. Neste caso, foram observados a formação dos vales e "buracos" existentes nas rochas do local. Acompanhados de explicação sobre o solo e a sustentação das muitas plantas encontradas no percurso. Em um local conhecido como "escolinha", os estudantes puderam observar a forma como escaladores e rapeleiros fazem suas manobras para subir e descer uma rocha.
Uma casa feita de taipa (varas amarradas e tapada com barro local) fez a demonstração de uma construção típica da região. Em seguida veio a parada para observação de inscriçoes rupestres e merecido descanso por parte dos iniciantes em caminhadas na natureza. Passado o descando foi feita uma pequena intrudção a espeleogia (arte de andar em cavernas) pelos estudantes que sairam deslumbrados com a "pequena" experiencia.
A Pedra do Letreiro, conhecida popularmente como pedra da santa, foi a última parada. Tendo como foco principal, a imangem da santa "Nossa Senhora de Fátima" (vinda de Portugal) e o Santuário em Construção no local. Também o maior painel de inscrições rupestres já catalogado no Estado, pode ser visto por tras da Santa. Infelizmente as "inscriçoes burrestres" (pichações) acompanham o painel.
A caravana Ecológica, em sua primeira fase, ainda está por terminar, uma vez que os alunos vistantes farão trabalhos escolares e mostraram para os colegas na escola. Devendo os resultados serem repassados para a SUDEMA, bem como, a outra ponta do processo que é a capacitação para professores do Municipio de Araruna, levarem seus alunos.
Proxima Caravana vai ao Monumento Natural Vale dos Dinossauros em Sousa