14/12/2009

AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DAS ONÇAS SE UNE AO MICROTERRITÓRIO DAS ONÇAS NO CARIRI PARAIBANO

A Area de Proteção Ambiental das Onças, é uma Unidade de Conservação criada pelo Governo do Estado no ano de 2000, com o objetivo de resguardar um rico patrimonio de fauna e flora típico da caatinga nordestina, incluindo: Onças, Papagaios, Macacos, Veado Campeiro e outros, bem como, vegetação de topos de morro, florestas estacionais residuais, uma diversidade de plantas tipicas desta região.
São 40 mil hectares desta paissagem oficial preservada, que está sendo amplianda agora com a criação do FORUM DO MICROTERRITÓRIO DAS ONÇAS, onde se buscará integrar os municipios vizinhos, em açoes valorativas daquilo que se tem de mais relevante na região. Cultura, Paisagem, Natureza e Turismo.
Reunindo os Municipios de Zabelê, São Sebatião do Umbuzeiro, Camalú e São João do Tigre (sede da APA da Onças), o Forum terá como foco principal a profissionalização de atividades turísticas por um lado, com o intuito de criar alternativas de renda distante das atuais degradadoras da natureza, até então existentes, e por outro, contribuir com a preservação do ambiente que é base para existencia de um povo caririzense.
Para isto esta sendo gestado um projeto de desenvolvimento social e econômico, participativo, que vise a preparação de um produto a ser oferecido aos participantes da Copa do Mundo de 2014, para aqueles que queiram conhecer toda a riqueza cultural e natural da terras das onças.
Neste caso, e entendendo a valor e importancia desta ação, um coletivo recem criado, com representantes dos qautro municipios, agendou para o proximo dia 17 de dezembro de 2009, uma importante reuião de agendamento das açoes necessarias com vistas ao fortalecimento e desenvolvimento do FORUM e suas atividades empreendedoras.
A reunião com presença de representantes das Prefeituras, sociedade civil, SUDEMA, Sec Turismo do Estado, SEBRAE, IHCG, ONGs, UEPB e outros convidados, acontecerá as 09:00 na sede da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro

PROGRAMAÇÂO
09:00 - Credenciamento.
09:30 - Boas Vindas com Representande de Umbuzeiro (se possível o Prefeito).
09:40 - Leitura e Aprovação da Última Ata
09:50 - Leitura e Aprovação do Estatuto do Fórum
10:30 - Exibição de vídeo sobre cultura.
10:40 - Explanação sobre a diversidade Cultural (Romério), Turistica (Rosa) e de Meio Ambiente (Rogério) do Microterritório
11:00 - Formação e Discussão dos GTs de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.
13:00 - Almoço.
14:00 - Apresentação dos GTs.
15:30 - Avaliação dos Grupos.
16:00 - Lanche.
16:15 - Exibição de Vídeo Documentário. Video (curtíssimo) Meio Ambiente
16:30 - Definição do Local, Data, Horário e Pauta para a Próxima Reunião.
Seminário sobre os Fazeres e Saberes do Cariri Paraibano a ser realizado em março de 2010.
17:00 - Avisos Gerais.