27/11/2009

MICROTERRITORIO DAS ONÇAS É CRIADO PARA FORTALECER A APA DAS ONÇAS

Com o objetivo de unir preservação ambiental, valorização da cultura local e desenvolvimento turístico sustentável, foi criado o FORUM DO MICROTERRITORIO DAS ONÇAS, nos municipios de Zabelé, São Sebastião do Umbuzeiro, Camaláu e São João do Tigre - dentro do Cariri Paraibano.
Coordenado pelo Secretario de Cultura de Zabelê, municipio sede desta primeira reunião, e Secretariado pelo Assessor Técnico da SUDEMA, os assuntos giraram em torno da identificação do Territorio a partir do nível de preservação ambiental da Caatinga local que é bastante elevada, servindo assim, como abrigo incontestável das últimas especimes de onças pardas encontradas na região.
Nesta primeira reunião foram discutidos temas como: planejamento estratégico para desenvolvimento dos setores turísico, cultural e natural, com vistas a Copa da Confederações (20013) e Copa do Mundo (2014), onde a busca por apresentar um produto já finalizado, do ponto de vistas dos mínimos detalhes, seja a resultado final.
Neste caso, foram vistos a necessidade de preparação dos condutores locais, tendo eles uma adequação ao padrão mundial de condução (linguagem e procedimentos técnicos, conhecimento dos recursos naturais e culturais do lugar, etica e conhecimento dos aspectos e contexto profissional no geral atualizado), também a questão logísitica de apoio ao visitante, acompanhado da criação, desenvolvimento e conhecimento de Reservas Legal, Area de Preservação Permanente, Reservas Particulares do Patrimônio Natural, bem como das Unidades de COnservação a serem criadas e a ja existente AREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DAS ONÇAS (com cerca de 40mil hectares e sob a tutela da SUDEMA).
Outros assuntos foram discutidos para sustentabilidade do forum e uma nova reunião já tem data definida, o dia 17 de dezembro. Desta feita, em São Sebastião do Umbuzeiro, as 09:00 na sede da Prefeitura Municipal. Ocasião em que será discutida a formação dos Grupos de Trabalho nos temas Turismo, Cultura e Meio Ambiente, sendo definido o Estatudo e a Governança Participativa.
O Semi-arido nordestino necessita unir desenvolvimento a preservação ambiental, para não correr o risco de num futuro bem proximo vender areia e a lembrança de uma civilização carirzeira que existiu no local.