18/11/2009

REUNIÃO NA CAPITANIA DOS PORTOS PARA DISCUTIR TURISMO NO MUNICIPIO DE CABEDELO

Foi realizado na Capitania dos Portos de João Pessoa, no Varadouro, uma reunião para discutir projeto turístico no Municipio de Cabedelo. Idealizado pela Capitania dos Portos e Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo, a reunião levou para o auditorio representantes da SUDEMA, SEBRAE, COMERCIANTES e CONDUTORES de EMBARCAÇÂO que operam na orla cabedelense.
O representante do SEBRAE, Ronaldo Maia, falou sobre a importancia da Associação para os comerciantes e de como a instituição pode auxiliar neste processo de organização. O Secretario de Meio AMbiente Walber, de Cabedelo, destacou a necessidade de profissionalização e organização do turismo em seu municipio, e a busca por parcerias nesta empreitada. Para Paulo, Capitão da Marinha, o fator importante é a organização das saídas para os barcos que transitam no mar de cabedelo. Ele destacou a questão dos comerciantes serem os principais parceiros nesta luta, uma vez que não há obstaculos postos, porem, os veranistas e proprietários privados de embarcaçoes são sempre os principais causadores de problema. Neste caso, a colocação de pontos fixos de saida para o mar, com cadastro destas embarcaçoes poderia ser uma solução para o caso. Sendo o trabalho com os comerciantes (condutores de catamaras) realizado no modelo dos taxistas, ou seja, com uma ponto fixo.
Para a Gestão da Unidade de COnservação, existe uma necessidade das pessoas se reconhecerem como parte ativa no processo de administração do Parque Estadual, e não somente comerciantes usuários. A área protegida tem um regime especial de uso e comercio, necessitando de todos aqueles frequentes usuarios para dissiminação desta política de proteção.
Com relação as comerciantes e condutores presentes, as falas todas foram em solidariedade aos projetos apresentados e a necessidade de por em pratica o mais imediato possível, uma vez que o Ministerio Público tem cobrado esta organização e pede pelo fechamento de Areia Vermelha, até que as açoes se organizem no local.
COm a aproximação da alta temporada, os comerciantes temem perder suas vendas, caso não exista uma organização imediata no local.
Uma nova reunião do COnselho Gestor está sendo marcada com todos os participantes.