16/11/2009

AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE TAMBABA PREPARA RETORNO DO CONSELHO GESTOR

A Area de Proteção Ambiental de Tambaba, compreendendo parte do Municipio de Conde, Alhandra e Pitimbu, oficializada para não só disciplinar o uso e ocupação da terra, mas para promover a pratica turística sustentável na região, realizou uma reunião no último dia 11 de novembro, na Pousada Maria Bonita, em Tabatinga, contando com a participação do IBAMA, Prefeitura Municipal de Conde, Associação de Moradores de Tabatinga, Sociedade Naturista de Tambaba, Barraqueiros e Comerciantes.
O Objetivo da reunião foi revitalizar o Conselho Consultivo que hora se encontrava com sua atividades vencidas perante a última publicação no Diario Oficial da União. Com uma atuação de 2 anos, previstas em Lei (9.985/2000), o Conselho Gestor tem como meta, trazer para discussão pública, todos os problemas, necessidades e busca por promoção da área delimitada como APA de Tambaba. Neste caso, de forma participativa, a gestão do local deve acontecer atendendo aos anseios da comunidade empresarial, investidores, comerciantes, moradores, gestores e fiscalização das àreas de preservação permanente, que em discursão pública todas as proibiçoes, ou impedimentos, bem como, indicações de melhoria e promoção do lugar são postas e conclamadas em assembleia.
Esta prática é comum nestas Areas de Preservação Permanente/APAs, e visa construir um processo democratico de Gestão Ambiental em locais onde as residencias, comercios e ocupações humanas, devem dividir espaçoes com Áreas de Preservação Permanente/APPs e a beleza cênica que marca estes locais. Sendo o caso das belas praias, falesias coloridas, resquícios de mata atlantica e um fauna riquissima ainda existentes no local.
Uma proxima reunião ficou marcada para oficialização dos novos conselheiros, desta feita, pós publicação no Diario Oficial do Estado. E como pontos de pauta para apresentação ficarão os seguintes indicativos:
PLANO DE MANEJO - entre o já elaborado pela UFPB e o Plano Diretor do Município de Conde;
QUESTÃO DE SEGURANÇA NA APA - estrupos e assaltos tem sido constantes;
AGRESSÃO AMBIENTAL - mesmo autuados empreendimentos continuam/permanecem construição (Caixa de Amortecimento do Mussolo e Residencial Tabatinga foram citados);
EVENTOS DE PROMOÇÃO DO LUGAR - a APA necessita de reconhecimento público;
ASSENTO NO PROJETO ORLA - A APA deveria estar com participação no Projeto Orla Municipal;
OUTRAS PAUTAS TRAZIDAS PELOS CONSELHEIRSOS;