16/07/2009

Monumento Natural Vale dos Dinossauros em Processo de (Re)Estruturação


Diante das diversas manifestações públicas, local, regional, nacional e até internacional, acerca da qualidade no atendimento e na estrutura fisica da Unidade de Conservação Estadual Monumento Natural Vale dos Dinossauros, a Coordenadoria de Estudos Ambientais da SUDEMA, apoiados pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado/SECTMA vem implementando uma série de ações a fim de restaurar, ou criar, uma melhor forma de recpecionar o visitante.
Entre as questões físicas pode-se destacar quiosques caindo, dinossauros quebrados, paineis de leitura aos pedaços, pinturas estragadas, sala de vídeo cheirando a cigarro e mofo, com material de mídia danificados, entre outros. No campo dos recursos humanos, condutores voluntarios (sem nenhum vinculo empragatício, de estagio ou convênio) realizando trabalho de funcionário e funcionarios (da prefeitura e do Estado) com uma rotina pratica de trabalho completamente fora daquilo que se espera (e se tem mundo a fora) de uma recepção em Unidade de COnservação da Natureza.
Neste sentido, e para tentar suprir as deficiencias encontradas no local, foi dado inicio a uma capacitação para os funcionarios e voluntarios. Sendo feito também, a construção de um projeto, solicitado pelo Vice GOvernador a SECTMA, com acompanhamento desta Assessoria Técnica a partir da CEA/SUDEMA para a petrobras. Projeto este que, aprovado, será de suma importancia para a recuperação fisica do lugar e a implementação de uma dinãmica social voltado para a conscientização, empreendorismo e pratica social sustentavel a partir do componente historico e identificador do lugar que são as pegadas dos dinossauros.