16/07/2009

Area de Proteção Ambiental da Onças: um novo começo


A àrea de proteção ambiental das onças é a maior e mais preservada área de proteção ambiental do Estado. medindo mais de 400 mil hectares de terras acidentadas, entre platos, montanhas, batólitos, vales e varzeas. Solos arenosos, pedregosos, argilosos e barrentos. Variando bastante em vegetação, onde se destaca a Caatinga com brejos de altitude, vegetação abustiva, arborea, de estepes e outras formas biovegetais.
Este diversidade de paisagem, divide espaço com uma diversidade de animais do tipo onça, lobo guara, viado campeiro, papagaios, maracanas, gato do mato, e todo o tipo de lagarto, entre outros. sendo destaque também, os mais de 30 sítios paleontógicos, com inscriçoes rupestres e semitérios indígenas, com diversas peças líticas já encontradas. alem de complementar-se com a culutura do povo tigrense, com suas representações de renda renascença (mais de 1.000), jovens trabalhando a dança, a capoeira e as artes em geral.
Também terra de aboio e vaqueiros dos mais tradicionais, a apa e o municipio espera uma oportunidade de capacatição e desenvolvimento local a partir desta potencialidades todas.
Neste caso, acompanhado do Gerente Executivo de desenvolvimento da SECTUR, Luciano Lapa, estivemos no local, afim de agendarmos a montagem de um projeto capaz de colocar os municipes em parceria não só com eles proprios, em busca do turismo de base local, mas também em contato e parceria com orgãos como Secretaria de TUrismo do Estado, Prefeitura Municipal da Propria cidade (disposta a colaborar), Sebrae, Sociedade de Arqueologia da Paraiba e outros convidados a participarem da gestão compartilhada da Area de Proteção Ambiental das Onças.

Rendeiras da Cidade e Escacação de Cemiterio feita pelo Prof. Juvandi