Um grupo de Juristas Populares, Pastoral Social e ativistas culturais do Entorno da Mata do Xem-Xem, vem desenvolvendo um trabalho coletivo e socio-educativo para preservação do lugar. Contando com mais de 50 pessoas, o trabalho diz respeito não só a palestras e visitas a mata, mas plantio e limpeza do lixo acumulado ao longo das margens e no interior da UC.
Buscando adequar as ações, e aproveitando o interesse coletivo e desbravador da comunidade, a SUDEMA/CEA, foi ao encontro deste coletivo atuante para sistematizar estas ações e buscar uma realização conjunta e documentada oficialmente, com o intuito de fortalecer e fazer pública todas as realizações diretamente ligadas ao Parque Estadual Mata do Xem-Xem.
Em um primeiro momento, ficou acordado uma proxima reunião para elaboração do Plano de Ação Emergencial, onde os envovidos serão ampliados. Neste caso, serão convidados, Prefeitura Municipal, Infraero, Policia Florestal, Promotoria Pública, Escolas, Camara de Vereadores, etc.
A descontinuidade na Gestão Pública, e até a falta de visão e experiencia administrativa de alguns gestores no assunto, fazem com que, a natureza fique completamente a mercê da sua propria sorte. Sendo o caso da Mata do Xem-Xem, que ora encontra uma população buscando degradar por completo o lugar, retirando lenha, atirando lixo e dando outros usos degradadores para o local. Ora encontrando ações de vigilancia e ativismo ambiental como este descrito acima pelos coletivo atuante.
A Reunião acontecerá dia 04 de setembro de 2009, as 14:00hs, na Ong Dom Elder, protamente disposta a contribuir.